sábado, 6 de dezembro de 2008

Cólicas Menstruais

Vou falar hoje de uma assunto que me incomoda muuuuuuito. CÓLICAS MENSTRUAIS.

Testemunho: Até mês passado pensei está com uma doença causada pela menstruação - a ENDOMETRIOSE, por causa de um diagnóstico errado dado pelo meu médico ginecologista, a dois anos atrás. Comecei a fazer tratamento a base de anticoncepcionais que, realmente, fizeram com que diminuisse minhas cólicas. Isso signifca que, como diminuiram as cólicas, então eu não podia está com endometriose, pois as dores da endometriose não diminuem com anticoncepcioais e sim, o tratamento feito para eliminar a endometriose é a cirurgia (que graças a Deus não vou precisar fazer), pois o mesmo médico, quando fui para uma consulta de rotina me informou desses novos dados (é mole ou quer mais). Então, já pensou se eu tivesse feito a cirurgia e tivesse acontecido algo comigo (Deus me livre). É uma onda viu. Por isso aconselho vocês, antes de qualquer tratamento cirúrgico procurem uma segunda opinião.

Por isso vou passar algumas informações sobre as cólicas menstruais. Boa leitura.

O pavor de toda mulher, quero dizer, quase todas, algumas sortudas nunca tiveram, nem sabem como é desagradável sentir CÓLICAS.

Se menstruar já é chato, para algumas mulheres, pior ainda é quando vem acompanhada de cólicas.

Uma pesquisa feita pelo Dr. Carlos Antônio da Costa, graduado em Medicina, pela Faculdade de Ciências do Estado do Rio de Janeiro, as cólicas menstruais atingem entre 60 e 80% da população feminina. Em 15% delas, o desconforto é tão grande que as impedem de praticar suas atividades habituais.

O termo médico para cólicas menstruais é dismenorréia, do grego, dis=difícil; menes=menstruação; reo=fluxo.

A dismenorréia é classificada em primária – quando a dor não está associada a nenhuma patologia ou alteração anatômica dos órgão genitais, e a secundária – quando pode ser identificada, tipo: hímem imperfurado, endometriose, tumores pélvicos, DIU, etc.

A cólica é a manifestação dolorosa da contração intensa das paredes musculares de órgãos cavitários, como o estômago, os intestinos, a vesícula biliar, os ureteres, a bexiga e o útero.

O diagnóstico em mulheres que tem a dismenorréia primária, geralmente, trata-se de uma mulher com menos de 25 anos de idade, que nunca engravidou, cujo exame ginecológico é normal.

Algumas dicas de tratamentos caseiros para aliviar as dores são a bolsa de água quente (aplicada sobre o ventre) e o chá de camomila. Já as dicas através de um tratamento medicado, existem de duas formas: evitar a ovulação, com o uso de anticoncepcionais hormonais e a outra é através de medicamentos conhecidos como antiinflamatórios não-esteróides (ibuprofeno, naproxeno, piroxican e inibidores da COX2). Em ambos os casos a eficácia é aproximadamente 90%.

Outros medicamentos como os antiespasmódicos e os analgésicos também alivia o problema.

A escolha dos tratamentos vai depender das características de cada paciente, como por exemplo: a idade, necessidade ou não de contracepção, existência de contra-indicações para o uso dos antiinflamatórios (gastrite)...

Algumas dicas para evitar as cólicas:


* Evitar - substâncias estimulantes, como derivados de cafeína, cola e xantina.
* Não fume!
* Reduzir - uso de bebida alcoólica, sal marinho e açúcar refinado.
* Preferir - alimentos diuréticos, como morango, melancia, salsa e agrião.
* Em sua dieta, dê preferência a verduras e legumes.
* Habitue-se a dormir bem.
* Pratique exercício físico regularmente, eles propiciam o auto-controle e estimulam a produção de beta-endorfinas no organismo.

* As atividades mais recomendadas são: hidroginástica, yoga, tai-chi-chuan e massagens relaxantes.

2 comentários:

Márcio Rocha disse...

Parabéns, Lady MacBeth da sala 10! Seu material é batsante claro, explicativo e certamente é uma das grandes fontes de informação que alguém antenado deve ter como base diária.

Grande beijo e muito sucesso!

Luana Mendes disse...

Obrigada pelo comentário.