quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Mensagem Subliminar

É a definição usada para o tipo de mensagem que não pode ser entendida diretamente pelos sentidos humanos. É importante destacar que existem mensagens que estão abaixo da capacidade de detecção humana, essas mensagens são imperceptíveis, não devendo ser consideradas como subliminares. Toda mensagem subliminar pode ser dividida em duas características: o de percepção e de persuasão.

A percepção subliminar é a capacidade do ser humano de captar de forma inconsciente mensagens ou estímulos fracos para provocar uma resposta consciente.

A
persuasão subliminar é a capacidade que uma mensagem tem de influenciar o receptor. Toda mensagem subliminar tem um determinado grau de persuasão, e pode vir a influenciar tanto as vontades de uma forma imediata, como até mesmo a personalidade ou gostos pessoais de alguém a longo prazo.

A percepção subliminar é de fato comprovada cientificamente, com inúmeros
experimentos que apresentaram fortes evidências. No entanto, a persuasão subliminar não conseguiu ser comprovada, ainda que alguns pesquisadores independentes aleguem terem experimentos que de fato comprovariam a existência da persuação.

Atualmente o termo subliminar tem sido usado com um sentido diferente da sua definição original. Ele vem sendo empregado como um sinônimo de subentendido. Mensagens subentendidas não estão abaixo do limiar de percepção. Mas podem ser apresentadas de uma forma muito sutil, tornando difícil a associação.

Não se pode afirmar com certeza quando ou porque houve essa mudança, mas uma possível explicação é o fato de que a publicidade sempre usou de mensagens subentendidas como ferramenta para a construção de propagandas.

Observem essa imagem de uma revista em quadrinhos. E vejam se conseguem advinhar qual é a mensagem subliminar que ela apresenta.


Conseguiu? Não fique decepcionado, eu também não consegui identificar de primeira. Observem o último quadrinho, a montanha na verdade é uma mulher nua.

A dica que vou dar hoje é pra fazer um teste no site da revista Mundo Estranho e ver se você realmente vê aquilo que querem que não veja. O site é: http://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/pergunta_407132.shtml

Eu acertei 5 respostas, veja quantas você consegue acertar. Com isso você vai está testando sua capacidade de percepção e de persuasão.

Nenhum comentário: