Todo mundo tem um ídolo na sua área de trabalho. Seja ele nacional ou internacional. No âmbito nacional eu tenho alguns, mas internacional, eu só tenho um. E tenho uma grande admiração por ele, apesar de só ter conhecido um de seus trabalhos, que aliás, foi o que mais me amarrei. Fiquei apaixonada por ele (profissionalmente falando). O nome dele é Muntazer al-Zaidi. Lembram dele? Aquele jornalista árabe que jogou o sapato em Bush. Lembrou né?
Vou recordar um pouco a história dele.
Muntazer AL-Zaid é um jornalista iraquiano que atirou seus sapatos no “todo poderoso” George W. Bush durante uma visita do então chefe de Estado americano a Bagdá. O jornalista ficou conhecido como um herói no mundo árabe, depois do seu feito.
Ele foi acusado de agredir um chefe de Estado estrangeiro em visita oficial, e poderia pegar 15 anos de prisão. Ele se declarou inocente no tribunal em Bagdá, e disse: "Minha reação foi natural, como a de qualquer iraquiano".
Seus advogados defenderam que ele estava simplesmente refletindo a opinião de um país ainda revoltado com a invasão do Iraque liderada pelos Estados Unidos em 2003, e ocupação que se seguiu. Os advogados também pediram que as acusações fossem rejeitadas, argumentando que o incidente nunca colocou Bush em sério perigo. (Pois é, foram sapatos atirados e não facas).
Após o incidente, Zaidi foi preso, ficou famoso e ganhou manifestações de apoio em vários países do mundo árabe e também em outras partes do mundo.
Hoje foi declarado oficialmente que Muntazer AL-Zaid, foi condenado a 3 anos de prisão. Mas logo passam esses 3 anos, e ele continuara fazendo sucesso jogando sapatos em outros presidentes, mundo a fora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário