quinta-feira, 12 de março de 2009

Resultado de uma sapatada


Todo mundo tem um ídolo na sua área de trabalho. Seja ele nacional ou internacional. No âmbito nacional eu tenho alguns, mas internacional, eu só tenho um. E tenho uma grande admiração por ele, apesar de só ter conhecido um de seus trabalhos, que aliás, foi o que mais me amarrei. Fiquei apaixonada por ele (profissionalmente falando). O nome dele é Muntazer al-Zaidi. Lembram dele? Aquele jornalista árabe que jogou o sapato em Bush. Lembrou né?

Vou recordar um pouco a história dele.

Muntazer AL-Zaid é um jornalista iraquiano que atirou seus sapatos no “todo poderoso” George W. Bush durante uma visita do então chefe de Estado americano a Bagdá. O jornalista ficou conhecido como um herói no mundo árabe, depois do seu feito.

Ele foi acusado de agredir um chefe de Estado estrangeiro em visita oficial, e poderia pegar 15 anos de prisão. Ele se declarou inocente no tribunal em Bagdá, e disse: "Minha reação foi natural, como a de qualquer iraquiano".

Seus advogados defenderam que ele estava simplesmente refletindo a opinião de um país ainda revoltado com a invasão do Iraque liderada pelos Estados Unidos em 2003, e ocupação que se seguiu. Os advogados também pediram que as acusações fossem rejeitadas, argumentando que o incidente nunca colocou Bush em sério perigo. (Pois é, foram sapatos atirados e não facas).

Após o incidente, Zaidi foi preso, ficou famoso e ganhou manifestações de apoio em vários países do mundo árabe e também em outras partes do mundo.

Hoje foi declarado oficialmente que Muntazer AL-Zaid, foi condenado a 3 anos de prisão. Mas logo passam esses 3 anos, e ele continuara fazendo sucesso jogando sapatos em outros presidentes, mundo a fora.

Nenhum comentário: