terça-feira, 25 de agosto de 2009

A educação de ontem e a de hoje

A educação mudou muito. Antes os alunos iam para o colégio com algum interesse, hoje em dia vão sem interesse algum (em geral).

Além de contarem com o apoio dos pais, que não sabem os filhos que têm e tudo que o filho faz está certo. E quem é o errado na história: os professores e o colégio. Antigamente, o colégio e os professores tinham razão e os pais apoiavam toda ação que o colégio fazia.

É triste saber que o futuro que o Brasil está criando não tem interesse algum com os estudos e a educação. E que os pais não estão fazendo nada para mudar essa futura tragédia nacional.

Essa é a imagem da história da educação brasileira:


domingo, 23 de agosto de 2009

Idosa morre engasgada com uva no shopping

A senhora Maria Rodrigues dos Santos, 74 anos, faleceu na tarde da última sexta-feira, 21, num shopping da capital sergipana. Ela estava comemorando o aniversário do neto de 1 (um) ano quando se engasgou com uma uva.
Maria ficou com falta de ar e desmaiou. O Samu foi acionado para dar socorro, mas Maria Rodrigues foi a óbito no local.

O corpo da senhora de 74 anos não chegou a ser levado para o Instituto Médico Legal (IML), pois teve morte natural. O corpo dela teve que ser removido por equipes de uma empresa funerária.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

O chiclete pode ser benéfico para a higiene bucal

Veja só que matéria interessantissima...

A ideia de que chiclete é mania de criança está mais do que superada. Os adultos são tão fãs da goma de mascar quanto os pequenos. Fato é que a indústria alimentícia tem se dedicado a criar produtos cada vez mais cheios de requisitos que se encaixem nas demandas da gente grande, como chiclete sem açúcar e chiclete que promete clarear os dentes, mas sem deixar de lado as versões coloridas, recheadas e de formatos mais variados para a garotada. O chiclete sempre foi considerado o vilão da boca por provocar cáries e visto como guloseima que atrapalha a dieta. Mas será que ele não traz nenhum benefício para o regime e para a saúde bucal? A nutricionista do MinhaVida, Roberta Stella, e o dentista Sidnei Leonard Goldmann ajudam a esclarecer os mitos e verdades relacionados ao hábito.

Os chicletes são bastante prejudiciais à dieta
Mito.
Os chicletes, mesmos os que contêm açúcar, não são muito calóricos e até ajudam a enganar a fome. Claro que as gomas com recheios devem ser evitadas, pois são mais calóricas. Uma unidade de chiclete recheado apresenta, em média, 15 calorias. Duas unidades desse chiclete adicionam 1 ponto na lista da Dieta dos Pontos (programa que usa pontos em vez de calorias para guiar o consumo diário de alimentos). Enquanto um chiclete sem açúcar apresenta 2,5 calorias por unidade, sendo necessárias 9 unidades para acumular 1 ponto. "Se o hábito for mascar muitos chicletes por dia, a melhor opção é o chiclete sem açúcar para não acumular pontos ou calorias à dieta" , explica Roberta Stella.

A goma pode causar dor de estômago
Verdade. Se o chiclete é mascado várias vezes ao dia e a pessoa está há muitas horas sem se alimentar, vai estimular a produção do suco gástrico estomacal, que contém ácido clorídrico. A substância irá agir diretamente na parede do estômago, podendo causar dores. Dessa maneira, deve-se evitar mascar muitas unidades de chiclete por dia.

Todo tipo de chiclete provoca cárie
Mito. O açúcar presente no chiclete é o grande causador da cárie. Por isso, as versões diet e light podem ficar de fora dessa lista. Porém, alguns corantes e conservantes da composição das gomas podem ser feitos à base de amido e carboidrato, que vão se transformar em açúcar e também são nocivos aos dentes. "Opte por versões sem açúcar e incolores, que são as mais seguras", diz Goldmann. Outro ponto é que alguns chicletes, dependendo da sua composição, podem deixar o pH da boca muito ácido e provocar cáries.

O chiclete pode ser benéfico para a higiene bucal
Verdade. A mecânica de mascar e o atrito da goma com os dentes provocam uma limpeza superficial dos dentes. Quanto mais espessa ela for, melhor será o resultado. "Mas o chiclete não substitui a escova e o fio dental e nem tem o poder de remover a placa bacteriana ou prevenir a formação dela", explica o dentista.

O chiclete alivia o mau hálito
Verdade. Com a limpeza superficial que a goma proporciona, o hálito é favorecido já que há a renovação das células da boca. Mas é uma ação momentânea. E não serve para todo mundo. Quem sofre com problemas bucais, como periodontite, cáries ou uma restauração danificada, pode ficar com o mau cheiro acentuado com o uso do chiclete. Aliás, esse é o indício de que há um problema bucal.

Chiclete ajuda a clarear os dentes
Mito. Mesmo as versões que prometem esse benefício contêm concentrações muito baixas de peróxido (substância clareadora) para proporcionar algum clareamento. Além disso, ela não pode ser usada em altas concentrações na goma por ser um produto tóxico. "O peróxido pode queimar a gengiva. Por isso, só um dentista deve manipular a substância, evitando os riscos", explica Goldmann.

A goma é indicada para certos tratamentos bucais
Verdade. Em alguns casos, o chiclete é recomendado com ação de fisioterapia. Quando há inflamação dos músculos ou abertura limitada da boca (trismo muscular), o uso da goma é benéfico para minimizar o inchaço, fortalecer a musculatura bucal e recuperar os movimentos da mandíbula.


Fonte: MinhaVida

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Versão indiana dos Simpsons

Como seria a versão indiana da família mais observada do mundo?

Está rolando na internet um vídeo, dos Simpsons indianos. Uma nova versão para a abertura do desenho direcionado para adultos, mais assistido por crianças do mundo inteiro.

Os principais personagens da popular série tiveram seus nomes mudados para entrar no clima da Índia.

Confira o vídeo: